top of page
  • conbedsgoravan

Xcode: como baixar e instalar o ambiente de desenvolvimento online



Como baixar o Xcode Online: um guia completo para iniciantes




Se você estiver interessado em desenvolver aplicativos para iOS, iPadOS, macOS, watchOS ou tvOS, precisará do Xcode, o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) oficial da Apple. O Xcode é uma ferramenta poderosa e versátil que permite escrever código, projetar interfaces de usuário, testar e depurar seus aplicativos e distribuí-los na App Store. Neste artigo, mostraremos como baixar o Xcode online de diferentes fontes, como atualizá-lo para a versão mais recente, como desinstalá-lo do seu Mac e como compará-lo com algumas alternativas.




xcode download online



O que é o Xcode e por que você precisa dele?




O Xcode é um IDE que fornece tudo o que você precisa para criar aplicativos para plataformas Apple. Alguns dos recursos e benefícios do Xcode são:


Recursos e benefícios do Xcode





  • Ele oferece suporte a uma ampla variedade de linguagens de programação, como Swift, Objective-C, C, C++ e muito mais.



  • Possui uma interface amigável e navegação simples a partir do controlador de exibição.



  • Possui um poderoso editor de código com realce de sintaxe, controles úteis e dobramento de código.



  • Possui uma ferramenta gráfica para projetar interfaces de usuário para aplicativos, chamada Interface Builder.



  • Possui um depurador que permite localizar e corrigir problemas em seu código.



  • Possui um simulador que permite testar seus apps em dispositivos virtuais sem precisar de dispositivos físicos.



  • Ele possui um sistema de compilação integrado que lida com as compilações mais complexas, escalando para maximizar o poder dos Macs multi-core e irá assinar, provisionar e instalar automaticamente seus aplicativos em um dispositivo.



  • Ele tem um editor de versão que exibe uma linha do tempo de commits em execução, ajuda a determinar a culpa e compara graficamente os arquivos de origem.



  • Ele possui um visualizador de documentação que permite navegar pela documentação mais recente, incluindo referência de API, artigos e código de exemplo.



  • Ele possui um serviço de integração contínua chamado Xcode Cloud que automatiza o processo de integração criando cada alteração de código confirmada e notificando sua equipe se surgir algum problema.



Requisitos e compatibilidade do Xcode




Para usar o Xcode, você precisará de um computador Mac executando macOS Catalina 10.15.4 ou posterior. Você também precisará de um ID Apple para baixar o Xcode da Mac App Store ou do site Apple Developer. Para enviar seus aplicativos para a App Store, você precisará de uma assinatura do Apple Developer Program. Para usar o Xcode Cloud, você precisará de um convite da Apple.


O Xcode é compatível com várias versões de iOS, iPadOS, macOS, watchOS e SDKs tvOS. A versão estável mais recente do Xcode é a versão 15.2. Você pode verificar a compatibilidade de cada versão do Xcode com os SDKs no site Apple Developer.


Como baixar o Xcode da Mac App Store




A maneira mais fácil de baixar o Xcode é na Mac App Store. Aqui estão os passos a seguir:


Passo 1: Abra a Mac App Store




Inicie o aplicativo Mac App Store no seu Mac. Você pode encontrá-lo na pasta Aplicativos, no Dock ou usando o Spotlight.


Passo 2: Pesquise por Xcode




Na barra de pesquisa no canto superior direito do aplicativo, digite "Xcode" e pressione Enter. Você deve ver o Xcode como o primeiro resultado da lista.


Passo 3: Clique em Obter ou Instalar




Se você não baixou o Xcode antes, verá um botão Obter ao lado do Xcode. Clique nele e, em seguida, clique em Instalar quando solicitado. Se você já baixou o Xcode antes, verá um botão Instalar. Clique nele para iniciar o download.


Etapa 4: aguarde a conclusão do download




O Xcode é um arquivo grande, portanto pode levar algum tempo para baixar dependendo da velocidade da sua internet. Você pode verificar o andamento do download no aplicativo Launchpad ou clicando no ícone Downloads no aplicativo Mac App Store. Após a conclusão do download, você pode abrir o Xcode no aplicativo Launchpad ou usando o Spotlight.


Como baixar o Xcode do site do desenvolvedor da Apple




Outra maneira de baixar o Xcode é no site Apple Developer. Esta opção permite que você baixe versões anteriores ou beta do Xcode que podem não estar disponíveis na Mac App Store. Aqui estão os passos a seguir:


Etapa 1: faça login com seu ID Apple




Acesse o site Apple Developer e clique em Account no canto superior direito da página. Entre com seu ID Apple e senha. Se você não tiver um ID Apple, poderá criar um gratuitamente.


Etapa 2: vá para a página de downloads




Depois de fazer login, clique em Downloads no canto superior esquerdo da página. Você verá uma lista de softwares disponíveis para download, incluindo o Xcode.


Etapa 3: escolha a versão do Xcode que você deseja




Você pode filtrar a lista por categoria, plataforma ou data. Você também pode usar a barra de pesquisa para encontrar uma versão específica do Xcode. Por exemplo, se você deseja baixar o Xcode 15 beta, digite "Xcode 15 beta" e pressione Enter.


Passo 4: Clique em Baixar




Depois de encontrar a versão do Xcode desejada, clique no botão Download ao lado dela. Você pode precisar concordar com alguns termos e condições antes de prosseguir. O download começará automaticamente e você poderá verificar o progresso em seu navegador.


Etapa 5: abra o arquivo DMG e instale o Xcode




Após a conclusão do download, localize o arquivo DMG na pasta Downloads e clique duas vezes nele para abri-lo. Você verá uma janela com um ícone do Xcode e um ícone da pasta Aplicativos. Arraste e solte o ícone do Xcode no ícone da pasta Aplicativos para copiá-lo para a pasta Aplicativos. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no ícone do Xcode e escolher Copiar "Xcode" e, em seguida, ir para a pasta Aplicativos e escolher Colar item. Depois que o Xcode for copiado para a pasta Aplicativos, você poderá ejetar o arquivo DMG e excluí-lo da pasta Downloads. Você pode abrir o Xcode na pasta Aplicativos ou usando o Spotlight.


Como atualizar o Xcode para a versão mais recente




Se você deseja atualizar o Xcode para a versão mais recente, você tem duas opções:


Opção 1: Use a Mac App Store




Se você baixou o Xcode da Mac App Store, pode usá-lo para verificar se há atualizações e instalá-las. Aqui estão os passos a seguir:



  • Abra o aplicativo Mac App Store no seu Mac.



  • Clique em Atualizações no canto inferior esquerdo do aplicativo.



  • Se houver uma atualização disponível para o Xcode, você a verá na lista de atualizações.



  • Clique em Atualizar ao lado do Xcode para iniciar o download e instalar a atualização.



  • Aguarde a conclusão da atualização e abra o Xcode na pasta Aplicativos ou usando o Spotlight.



Opção 2: use o site do desenvolvedor da Apple


Se você baixou o Xcode do site Apple Developer, pode usá-lo para verificar se há atualizações e baixá-las. Aqui estão os passos a seguir:



  • Acesse o site Apple Developer e faça login com seu ID Apple.



  • Clique em Downloads no canto superior esquerdo da página.



  • Encontre a versão mais recente do Xcode na lista de software disponível para download.



  • Clique em Download ao lado de Xcode para iniciar o download do arquivo DMG.



  • Siga as mesmas etapas descritas na seção anterior para abrir o arquivo DMG e instalar o Xcode.



Como desinstalar o Xcode do seu Mac




Se você deseja desinstalar o Xcode do seu Mac, pode fazê-lo seguindo estas etapas:


Etapa 1: Saia do Xcode e de quaisquer processos relacionados




Antes de desinstalar o Xcode, certifique-se de fechar o Xcode e quaisquer processos relacionados, como o simulador, o depurador ou o visualizador de documentação. Você pode usar o aplicativo Activity Monitor ou o aplicativo Terminal para verificar e encerrar qualquer processo que esteja usando o Xcode.


Etapa 2: arraste o Xcode para a lixeira




Vá para a pasta Aplicativos e localize o Xcode. Arraste e solte-o no ícone da Lixeira no Dock. Alternativamente, você pode clicar com o botão direito do mouse em Xcode e escolher Mover para Lixeira.


Etapa 3: Esvaziar a lixeira




Para concluir o processo de desinstalação, você precisa esvaziar a Lixeira. Clique com o botão direito do mouse no ícone da Lixeira no Dock e escolha Esvaziar Lixeira. Como alternativa, você pode abrir o aplicativo Lixeira e clicar em Esvaziar na barra de ferramentas.


Alternativas e comparações do Xcode




Xcode não é o único IDE que você pode usar para desenvolver aplicativos para plataformas Apple. Existem algumas alternativas que você pode querer considerar, dependendo de suas preferências e necessidades. Aqui estão alguns deles:


Estúdio visual




O Visual Studio é um IDE popular da Microsoft que oferece suporte a uma variedade de linguagens de programação, plataformas e estruturas. Possui um rico conjunto de recursos, como edição de código, depuração, teste, controle de versão, colaboração e implantação. Ele também possui uma versão multiplataforma chamada Visual Studio Code, que é leve e extensível.


Para desenvolver aplicativos para iOS ou macOS usando o Visual Studio, você precisará de um computador Mac com o Xcode instalado. Você pode usar o Visual Studio para Mac ou o Visual Studio com Xamarin para criar aplicativos nativos ou de plataforma cruzada usando C#, F# ou Visual Basic. Você também pode usar o Visual Studio com React Native para criar aplicativos usando JavaScript ou TypeScript.


Algumas das vantagens de usar o Visual Studio são:



  • Possui uma interface familiar e intuitiva para usuários do Windows.



  • Possui uma comunidade grande e ativa de desenvolvedores e usuários.



  • Possui uma ampla gama de extensões e integrações que aprimoram sua funcionalidade.



  • Possui uma versão gratuita para desenvolvedores individuais e pequenas equipes.



Algumas das desvantagens de usar o Visual Studio são:



  • Requer um computador Mac com o Xcode instalado para desenvolver aplicativos para iOS ou macOS.



  • Pode haver alguns problemas de compatibilidade com diferentes versões do Xcode ou SDKs.



  • Pode apresentar alguns problemas de performance ou bugs dependendo da plataforma ou framework utilizado.



Eclipse




O Eclipse é um IDE de software livre que oferece suporte a uma variedade de linguagens de programação, plataformas e estruturas. Possui uma arquitetura modular que permite aos usuários personalizá-lo com plugins. Ele também possui uma versão baseada em nuvem chamada Eclipse Che, que permite aos usuários codificar online a partir de qualquer dispositivo.


Para desenvolver aplicativos para iOS ou macOS usando o Eclipse, você precisará de um computador Mac com o Xcode instalado.Você pode usar o Eclipse com CDT (C/C++ Development Tooling) para criar aplicativos nativos usando C ou C++. Você também pode usar o Eclipse com Codename One para criar aplicativos de plataforma cruzada usando Java ou Kotlin.


Algumas das vantagens de usar o Eclipse são:



  • É um software gratuito e de código aberto que qualquer pessoa pode usar ou contribuir.



  • É altamente personalizável e extensível com plugins.



  • Ele oferece suporte a uma ampla gama de linguagens de programação, plataformas e estruturas.



  • Possui uma versão baseada em nuvem que permite aos usuários codificar online a partir de qualquer dispositivo.



Algumas das desvantagens de usar o Eclipse são:




  • Requer um computador Mac com o Xcode instalado para desenvolver aplicativos para iOS ou macOS.



  • Pode haver alguns problemas de compatibilidade com diferentes versões do Xcode ou SDKs.



  • Pode apresentar alguns problemas de performance ou bugs dependendo da plataforma ou framework utilizado.



  • Ele tem uma curva de aprendizado íngreme e uma interface complexa que pode ser esmagadora para iniciantes.



AppCode




AppCode é um IDE da JetBrains que suporta Swift, Objective-C, C, C++ e outras linguagens. Ele foi projetado especificamente para desenvolver aplicativos para iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. Possui um editor de código inteligente com conclusão de código, refatoração e análise. Ele também possui uma ferramenta gráfica para projetar interfaces de usuário para aplicativos, chamada UI Designer.


Para usar o AppCode, você precisará de um computador Mac com o Xcode instalado. Você pode importar seus projetos Xcode para o AppCode e trabalhar neles sem problemas. Você também pode criar novos projetos usando modelos e assistentes do AppCode.


Algumas das vantagens de usar o AppCode são:



  • Possui um editor de código inteligente com conclusão de código, refatoração e análise.



  • Possui uma ferramenta gráfica para projetar interfaces de usuário para aplicativos, chamada UI Designer.



  • Possui um poderoso depurador que permite localizar e corrigir problemas em seu código.



  • Ele possui um executor de teste integrado que permite executar e depurar seus testes.



  • Possui um sistema de controle de versão que permite gerenciar suas alterações de código.



  • Possui uma versão de avaliação gratuita por 30 dias e uma versão com desconto para alunos e professores.



Algumas das desvantagens de usar o AppCode são:



  • Requer um computador Mac com o Xcode instalado para usá-lo.



  • Pode haver alguns problemas de compatibilidade com diferentes versões do Xcode ou SDKs.



  • Pode apresentar alguns problemas de performance ou bugs dependendo da plataforma ou framework utilizado.



  • Não é um software livre e requer uma assinatura ou licença para usá-lo após o período de teste.



Conclusão




O Xcode é um IDE que fornece tudo o que você precisa para criar aplicativos para plataformas Apple. Você pode baixar o Xcode online na Mac App Store ou no site Apple Developer. Você também pode atualizar ou desinstalar o Xcode do seu Mac facilmente. No entanto, o Xcode não é o único IDE que você pode usar para desenvolver aplicativos para iOS ou macOS. Existem algumas alternativas que você pode querer considerar, como Visual Studio, Eclipse ou AppCode. Cada um deles tem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Você deve escolher aquele que melhor se adapta às suas preferências e necessidades.


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o Xcode e suas alternativas:


P: Quanto espaço o Xcode ocupa no meu Mac?




R: Xcode é um arquivo grande que ocupa vários gigabytes de espaço no seu Mac. O tamanho exato depende da versão do Xcode e dos SDKs que você baixou. Por exemplo, o Xcode 15.2 ocupa cerca de 12 GB de espaço no seu Mac. Você pode verificar o tamanho do Xcode no seu Mac acessando a pasta Aplicativos, clicando com o botão direito do mouse em Xcode e escolhendo Obter informações.


P: Quanto tempo leva para baixar o Xcode?




R: O tempo que leva para baixar o Xcode depende da velocidade da sua internet e do tamanho do arquivo. Por exemplo, se você tiver uma conexão de internet de 100 Mbps e quiser baixar o Xcode 15.2, que tem cerca de 12 GB de tamanho, levará cerca de 16 minutos para fazer o download. Você pode verificar o andamento do download no aplicativo Launchpad ou clicando no ícone Downloads no aplicativo Mac App Store ou em seu navegador.


P: Posso usar o Xcode no Windows?




R: Não, você não pode usar o Xcode diretamente no Windows. O Xcode é compatível apenas com o macOS Catalina 10.15.4 ou posterior. No entanto, existem algumas maneiras de usar o Xcode no Windows indiretamente, como usar uma máquina virtual, uma área de trabalho remota ou um serviço de nuvem. No entanto, esses métodos podem ter algumas limitações ou desvantagens, como problemas de desempenho, problemas de compatibilidade, riscos de segurança ou problemas legais. Portanto, é recomendável usar um computador Mac com o Xcode instalado se você deseja desenvolver aplicativos para plataformas Apple.


P: Posso usar o Swift sem o Xcode?




R: Sim, você pode usar o Swift sem o Xcode. Swift é uma linguagem de programação de código aberto que pode ser executada em diferentes plataformas, como Linux, Windows ou Android. Você pode usar outros IDEs ou editores compatíveis com Swift, como Visual Studio Code, Atom ou Sublime Text. Você também pode usar ferramentas online, como Swift Playgrounds, Repl.it ou SwiftFiddle. No entanto, se você deseja desenvolver aplicativos para plataformas Apple, ainda precisará do Xcode e de um computador Mac.


P: Qual IDE é melhor para desenvolver aplicativos para plataformas Apple: Xcode, Visual Studio, Eclipse ou AppCode?




R: Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois cada IDE tem seus próprios recursos, benefícios e desvantagens. O melhor IDE para desenvolver aplicativos para plataformas Apple depende de suas preferências e necessidades. Alguns fatores que você pode querer considerar são:



  • A linguagem de programação que você deseja usar.



  • A plataforma ou estrutura que você deseja segmentar.



  • Os recursos e funcionalidades que você precisa.



  • A interface e usabilidade que você preferir.



  • O custo e a disponibilidade que você pode pagar.



  • A comunidade e suporte que você pode acessar.



Você pode querer experimentar IDEs diferentes e compará-los com base nesses fatores. Você também pode ler algumas análises e comentários de outros desenvolvedores que usaram esses IDEs. Em última análise, o melhor IDE para desenvolver aplicativos para plataformas Apple é aquele que funciona melhor para você. 0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page